cidades sustentáveis - copenhagen

Cidades sustentáveis: você ainda vai morar em uma

Como diminuir o impacto ambiental no dia a dia para que as gerações futuras tenham, de fato, um futuro? Bem, você já conhece o conceito de cidades sustentáveis?

A preocupação com o meio ambiente é uma pauta antiga, mas que precisa ser constantemente lembrada. Afinal de contas, os danos a longo prazo são inestimáveis.

Felizmente, vemos muitas iniciativas interessantes em diversas áreas, seja de grandes empresas ou de cidadãos comuns. Um grande exemplo é o desafio que viralizou na internet recentemente, o Trashtag Challenge.

Neste desafio, os participantes escolhem um lugar poluído, limpam esse local e postam fotos mostrando o antes e o depois.

trashtag challenge

E se atitudes individuais podem gerar grandes resultados, imagine a mobilização de um bairro, cidade ou país…

Já falamos aqui no blog sobre consumo consciente, eco-friendly e casas sustentáveis, mas você conhece o conceito de cidades sustentáveis? Então, chega mais!

O que são cidades sustentáveis?

Cidade sustentável é um conceito que segue uma série de diretrizes para melhorar a administração de uma região urbana. Ela é sustentada em três pilares: responsabilidade ambiental, economia sustentável e vitalidade cultural.

São criadas políticas públicas para evitar o esgotamento do meio ambiente e o desperdício de recursos naturais para que os filhos e netos da população da cidade possam ter um futuro.

Uma cidade para ser considerada sustentável deve:

  • Destinar corretamente e reaproveitar resíduos sólidos;
  • Oferecer água de qualidade sem esgotar mananciais;
  • Reaproveitar a água da chuva;
  • Criar e utilizar de fontes de energia renováveis;
  • Ofertar transporte alternativo e de qualidade para a população;
  • Garantir opções de cultura e lazer.
Fonte: Toda Matéria

Bons exemplos de cidades sustentáveis

Algumas cidades já saíram na frente neste conceito e mostram que é possível diminuir o impacto ambiental com planejamento, veja só:

1. Zurique, Suíça

Considerada a cidade mais sustentável do mundo, Zurique é referência em aproveitamento de lixo e reciclagem. A maior cidade da Suíça também possui uma extensa arborização e uma população conscientizada constantemente, o que colabora para a manutenção frequente dessa sustentabilidade.

2. Vancouver, Canadá

Com 90% da energia produzida por meio de ondas, painéis solares, ventos e hidrelétricas, Vancouver é líder no ranking das cidades mais habitáveis do mundo. Possui uma área urbana arborizada e até 2020 pretende neutralizar toda a emissão de gases estufa proveniente dos edifícios construídos na cidade.

3. Reykjavik, Islândia

Abastecida em 100% por energia limpa e de baixo custo, boa parte dos veículos da cidade dão movidos a hidrogênio, o que contribui para um ar mais puro e beneficia a população.

4. Malmö, Suécia

Precursora no uso da energia renovável, a cidade recicla grande parte do lixo coletado e faz o reaproveitamento de resíduos orgânicos. Possui mais de 400 km de ciclovias, o que aumentou em 40% o uso de bicicleta para deslocamentos relacionados ao trabalho. Sem contar que possui diversos parques e jardins espalhados pela cidade.

5. Curitiba, Brasil

Achou que não ia ter cidade brasileira na lista? Curitiba é conhecida como a capital ecológica do Brasil por conter soluções de urbanismo e tecnologia de transporte urbano (o transporte público atende 70% da população). Considerada cidade modelo, possui mais de 26% de área verde e um índice de 64,5 m² de área verde por habitante.

6. Copenhagen, Dinamarca

Sinônimo de ecocidade, Copenhagen está no ranking das cidades mais habitáveis do mundo, junto com Vancouver. Considerada uma das melhores cidades para ciclistas, quase metade da população usa a bicicleta como principal meio de transporte. Além disso, seu Índice de Desenvolvimento Humano é um dos melhores do mundo, o que mostra o contínuo desenvolvimento da cidade na educação, saúde e economia.

Verdadeiro modelo de crescimento ecológico, a cidade recebe, todos os anos, milhares de profissionais da área de arquitetura e urbanismo que buscam conhecer melhor as ideias que a tornaram essa referência.

Como a Cidade Criativa Pedra Branca…

Localizada na cidade de Palhoça em Santa Catarina, Pedra Branca possui muitas influência das cidades sustentáveis que vimos anteriormente. Inclusive, seu projeto foi escolhido pela Fundação Clinton, como uma das 18 referências em sustentabilidade no planeta.

E se tem um lugar que vai aproximar você dessa realidade é o próximo lançamento da Banga, o Condomínio Reserva da Pedra, um projeto inspirado na cidade de Copenhagen. Em breve, mais informações! 

Leave A Comment