Como aproveitar Florianópolis no inverno?

Você acredita que qualidade de vida é um dos fatores fundamentais para ser feliz? Em Florianópolis, a capital com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, felicidade é a regra.

A “Ilha da Magia” é muito mais do que belas praias para curtir no verão. Mesmo durante os períodos mais frios do ano, a cidade oferece ótimas opções de lazer e cultura. A gastronomia preza pelo sabor e pela variedade de pratos, com os frutos do mar tendo papel de destaque à mesa.

Floripa tem grandes áreas onde a natureza segue intocada, além de ser de fácil locomoção. Você pode ir do norte ao sul da cidade em cerca de uma hora.

Quer saber mais sobre a ilha? Confira a seguir as melhores dicas para curtir a vida em Florianópolis no inverno!

Admire a cultura e a gastronomia de Ribeirão da Ilha

Antiga vila de pescadores, com lindas e coloridas casinhas no estilo açoriano, Ribeirão da Ilha é um lugar maravilhoso para relaxar com a família. Tem ar de cidade do interior, embora fique a menos de 20 minutos do bairro Novo Campeche e do aeroporto internacional.

De uns anos para cá, se transformou em destino gastronômico e cultural. A região é conhecida pela produção de frutos do mar, o que fez com que muitos restaurantes se instalassem por ali. Você pode comer a melhor ostra da cidade no restaurante Ostradamus: a casa tem decoração fascinante e um trapiche onde você saboreia a sua refeição sobre o mar.

Aos domingos, a vila recebe uma feirinha de artesanato, que também pode ser apreciado nas lojas espalhadas por suas simpáticas ruas de paralelepípedos.

Alguns dizem que Ribeirão da Ilha tem o pôr do sol mais belo de Florianópolis. Que tal descobrir pessoalmente se isso é verdade?

Aviste as baleias no Morro das Pedras

Durante o inverno, as baleias-francas, que podem chegar a 17 metros de comprimento, vêm da Antártida para se reproduzir e se alimentar no litoral catarinense. Do mirante da praia do Morro das Pedras, no sul da ilha, é possível ver os animais brincando na água. É comum o avistamento de filhotes de baleia se divertindo com os pais a poucos metros da areia — um espetáculo que só a natureza pode proporcionar.

O local é perfeito para ter momentos de tranquilidade à beira-mar. Uma boa pedida é uma caminhada pela praia ou um passeio de bicicleta pela orla.

Coma um pastel no Mercado Público

Bem no centro de Florianópolis, o Mercado Público Municipal é destino certo para os amantes da boa comida. Inaugurado em 1899, está localizado em um prédio de belas linhas arquitetônicas. Muito bom para se sentar à mesa com a família e aproveitar um delicioso pastel de camarão.

Os boxes também oferecem frutos do mar, cervejas artesanais, sorvetes e até comida japonesa. No mercado, você pode encontrar artesanatos, comércio de alimentos, confecções e calçados.

Veja arquitetura e arte no Palácio Cruz e Sousa

Patrimônio Histórico de Santa Catarina, o Palácio Cruz e Sousa começou a ser construído no fim do século 18 e, hoje, abriga o Museu Histórico de Santa Catarina. O prédio, que tem características dos estilos barroco e neoclássico e fica localizado no centro de Floripa, é uma atração à parte: no salão central, os destaques são as escadarias feitas de mármore carrara e uma claraboia de ferro no telhado, que ilumina todo o hall durante o dia.

O acervo do museu está espalhado pelo palácio. Podem ser vistos mobiliários de época, medalhas, esculturas, documentos históricos, fotografias, armamentos e pinturas. Aos domingos, a entrada é gratuita.

Suba o morro e tenha melhor vista da Lagoa da Conceição

Do alto do mirante do Morro da Lagoa, é possível apreciar um dos maiores cartões-postais de Florianópolis: a Lagoa da Conceição. De lá é possível avistar as praias da Joaquina, Campeche e Mole, além de uma ponta da ilha do Campeche.

O local conta com estacionamento gratuito e estrutura com bar, restaurante e loja de artesanatos. Fica na rodovia Admar Gonzaga (SC-404), número 4715.

Leve as crianças no Circo da Dona Bilica

Neste espaço cultural, pais e filhos podem se divertir com as apresentações circenses. No Circo da Dona Bilica — localizado na Rua Manoel Pedro Vieira, número 601, bairro Morro das Pedras — as crianças também podem participar de oficinas, que ensinam atividades como teatro, acrobacias, malabares e outras artes circenses de maneira simples e lúdica.

Os adultos podem fazer cursos de formação de palhaços e de acrobacias aéreas. A atração conta com um restaurante que serve pratos típicos da culinária catarinense no sistema de buffet a quilo durante o almoço, além de possuir opções à la carte no jantar.

Curta as praias de Florianópolis no inverno

Tudo bem que talvez o dia esteja frio e não seja possível entrar na água do mar. Mesmo assim, as praias de Florianópolis são um bom passeio no inverno.

Vale muito a pena dar uma volta pela praia da Joaquina. Além da vista magnífica, você pode encarar as dunas de areia em cima de uma prancha: alugue a sandboard ali mesmo e solte o seu lado radical junto à sua família. Depois de rolar um pouco na areia, coma uma deliciosa tainha recheada em um dos restaurantes perto dali, desfrutando a linda paisagem do mar.

Os mais motivados podem dar uma boa caminhada pela areia desde a praia da Joaquina até a do Campeche, de onde se pode ver novos empreendimentos de alto padrão tomarem forma. O sossego e a brisa do mar vão valer o esforço.

E que tal um piquenique na Ilha do Campeche? Você e sua família vão adorar o passeio de barco, que leva só alguns minutinhos partindo da praia do Campeche. Lá é possível fazer trilha e passar algumas boas horas no meio da Mata Atlântica da ilha.

Gostou dessas opções do que fazer em Florianópolis no inverno? Agora que você conhece os atrativos da Ilha da Magia na época mais fria do ano, que tal compartilhar esse texto com seus amigos em suas redes sociais? Eles também vão amar Floripa!

Leave A Comment