Como chegar à Ilha do Campeche?

Você sabe qual o principal ingrediente para se ter felicidade na vida? Provavelmente, muita gente vai dizer que é o dinheiro, no entanto, esse item imprescindível é outro, muito mais simples de ser conquistado: ter qualidade de vida.

Do que adianta acumular tantas riquezas se você não tiver tempo para usufruir a vida? Quem tem uma rotina muito atarefada pelo trabalho acaba se esquecendo dos verdadeiros motivos para se buscar o sucesso profissional. 

Um dos aspectos mais importantes para ter a satisfação pessoal é o lugar onde você vive. No quesito qualidade de vida, Florianópolis, a capital com melhores índices de desenvolvimento humano do Brasil, está cada dia melhor.

Novos empreendimentos imobiliários crescem a todo vapor na praia do Campeche, de onde se pode avistar a Ilha do Campeche, um dos principais atrativos turísticos da maior cidade de Santa Catarina.

Está pensando em dar mais qualidade e satisfação à sua vida indo morar na Ilha da Magia? Florianópolis tem tudo o que você precisa para ser feliz ao lado da sua família.

Prossiga lendo o texto e saiba mais sobre os encantos da Ilha do Campeche, as diferentes maneiras de chegar até lá, além do que você pode fazer para se divertir com quem mais ama nesse santuário da natureza. Boa leitura.

Os encantos da Ilha do Campeche

Um paraíso natural, que fica localizado a poucos minutos de barco, saindo do litoral de Floripa, a Ilha do Campeche tem areias bem finas e brancas e águas cristalinas, recebendo até o nome de “Caribe manezinho”, em referência ao apelido carinhoso pelo qual os habitantes de Florianópolis são conhecidos.

Na ilha, que só tem acesso via mar, o visitante vai encontrar a Mata Atlântica preservada, muitos animais silvestres, como o Quati, além de um sítio arqueológico de figuras rupestres feitas pelo homem pré-histórico que habitou a região milhares de anos atrás.

Por ser um local de preservação ambiental e um patrimônio cultural, a visitação à Ilha do Campeche é restrita a 800 pessoas por dia. Então, é recomendável reservar o seu passeio com antecedência.

O transporte até lá só pode ser feito pelas associações autorizadas pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que protege a área desde o seu tombamento como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico. São elas:

  • Associação de pescadores da praia da Armação (Tel: 48-99902-3233)
  • Associação de barqueiros da praia do Campeche (Tel: 48-99997-3394)
  • Associação de transporte da Barra da Lagoa (Tel: 48-98472-5257)
  • Associação Couto de Magalhães (Tel: 48-3224-8333)

Os valores cobrados pelos barqueiros variam conforme a estação do ano. Em média, cada pessoa paga entre R$ 80 e R$ 150 pela viajem de ida e volta. Porém, sempre dá para negociar esse valor diretamente com o profissional.

Outra boa maneira de economizar com o transporte até a ilha é fechando uma embarcação para um grupo. Convide os seus amigos para fazer esse roteiro com você!

As atividades na ilha

Quem visita a Ilha do Campeche deve chegar cedo ao local. Os passeios costumam ocorrer entre às 9h e às 16h, quando a maré começa a mudar.

Uma atividade bem popular entre os visitantes é o mergulho, que deve ser contratado à parte. O mar cristalino e calmo, com poucas ondas, é perfeito para ver corais e pequenos peixes.

A ilha também tem algumas opções de trilhas no meio da mata, de níveis de dificuldade variados, mas que só podem ser feitas junto a um guia cadastrado pelo Iphan. As associações que trabalham no destino podem ajudá-lo a encontrar um bom profissional.

Uma atração que atrai muitos visitantes são os mais de 100 petróglifos, que são os desenhos rupestres feitos nas rochas. Os temas das gravuras são símbolos geométricos, flechas, animais e o próprio homem.

As opções para chegar à Ilha do Campeche

Existem três pontos de partida dos barcos que fazem o roteiro até a Ilha do Campeche. Todos eles se encontram na região sul de Florianópolis, e cada um transporta os passageiros em tipos diferentes de embarcação.

Como já foi dito anteriormente, os valores cobrados nesse percurso podem sofrer variações conforme a estação do ano, dia da semana ou até pela alta procura do passeio. É interessante você levar dinheiro em espécie, já que a maioria dos barqueiros não aceita cartões.

Praia do Campeche

Ponto do litoral mais próximo da Ilha do Campeche, o transporte desde a praia do Campeche é feito por pequenos botes infláveis.

A viagem leva de 10 a 15 minutos e, a depender das condições climáticas, o turista pode acabar se molhando um pouco no trajeto.

Praia da Armação

Já na Praia da Armação, os barcos de pescadores fazem o caminho até a Ilha do Campeche em aproximadamente 40 minutos. 

As embarcações saem do píer, que fica na ponta da praia, próximo à Igreja Santana.

Barra da Lagoa

Essa opção é a mais distante da Ilha do Campeche. O trajeto, que é feito por escunas, demora cerca de uma hora e vinte minutos.

Porém, a viagem vale muito a pena, já que a embarcação navega beirando o litoral, o que proporciona uma bela vista da ilha de Florianópolis.

Os passeios partem do píer, que fica próximo à rua Amaro Coelho, na ponta da praia da Barra da Lagoa.

Vale também lembrar que, na Ilha do Campeche, existe apenas um pequeno restaurante, que serve bebidas e refeições. Então, uma boa dica é você levar a sua própria comida e fazer um piquenique por lá. Leve bastante água e um saco para recolher o seu lixo.

Dependendo das condições meteorológicas, as saídas das embarcações podem sofrer atrasos ou até serem canceladas por motivo de segurança. As viagens de barco podem provocar enjoos em alguns passageiros, então, nesse caso, é recomendada a utilização de medicação. Consulte um seu médico da sua confiança antes de embarcar.

E aí, já está pronto para mudar de estilo de vida? Morar em Florianópolis, a Ilha da Magia, tem tudo para deixar você muito mais feliz.

Agora que você já conhece as opções de lazer e como chegar à Ilha do Campeche, entre em contato conosco. Nossa equipe está à disposição e tem todas as informações para ajudá-lo a encontrar mais qualidade de vida em Florianópolis.

Leave A Comment