Como sair de um estilo de vida urbano para um local mais tranquilo?

Não é segredo que, com o passar dos anos, a vida na cidade tem se mostrado cada vez mais corrida e estressante. O longo tempo no trânsito, a distância entre as atividades agendadas e a quantidade de compromissos marcados em um único dia fazem com que as pessoas geralmente se sintam cansadas e constantemente agitadas.

Naturalmente, a insatisfação com o estilo de vida urbano e com a correria enfrentada no dia a dia está estimulando a busca pela mudança para lugares mais tranquilos, como cidades à beira-mar ou que, pelo menos, proporcionem maior contato com a natureza. Se você se identificou e também pensa em encarar essa mudança, leia nossas dicas e entenda por onde começar.

Calcule qual vai ser o impacto da mudança

É claro que uma mudança dessa magnitude gera impactos grandes na sua vida. Para entendê-lo e calculá-lo, é interessante fazer uma lista de prós e contras, considerando qualidade de vida, custos e opções de lazer de cada local. A partir dessa lista, será possível visualizar todas as mudanças que você terá na qualidade de vida. 

Planeje-se

O planejamento é um passo importante para quem decide trocar os ares urbanos por lugares mais tranquilos. Procure pessoas que já moram nas cidades que a interessam e busque moradias bem localizadas, bem como oportunidades de conciliar o trabalho com projetos independentes e hobbies

Determine suas prioridades

É preciso entender quais são suas prioridades na nova cidade. Mesmo que o desejo seja de abandonar o estilo de vida urbano, você ainda quer frequentar bons restaurantes? Preza pela possibilidade de comprar em grandes lojas? Faz questão de morar em cidades com praia? Tudo isso deve ser levado em conta na hora de decidir em qual lugar você quer morar

Escolha uma boa data para a mudança

A escolha de uma boa data para a mudança já representa o início de uma vida mais tranquila. Aproveite épocas de baixa temporada, que é quando as estradas estão mais vazias. Se você tiver alguém que possa ajudá-la com a mudança, é interessante se ajustar à disponibilidade dessa pessoa também.

Desacelere e desfrute

Mudança feita, é hora de entender o novo ritmo de vida e buscar atividades que deem prazer. Aproveite os horários mais flexíveis para fazer o que gosta, desfrutando de uma rotina mais leve e saudável. No início, pode ser difícil desacelerar, mas, depois que os benefícios do descanso começarem a aparecer, você vai se questionar sobre como viveu tanto tempo na correria da cidade grande.

A opção por uma vida mais saudável e tranquila pode ser aliada à atuação de empresas que a auxiliem nessa mudança e compartilhem do propósito de que é possível levar uma vida mais leve, com conforto e menos trabalho. 

O crescimento do movimento slow life é uma realidade nos dias de hoje e atrai cada dia mais adeptos, inclusive empresas. Quer saber mais sobre o tema e entender melhor esse conceito? Confira nosso post e compreenda o porquê de essa decisão trazer tantos benefícios. Vamos lá!

Leave A Comment