Confira 4 ideias sustentáveis para casas

Ninguém mais duvida de que precisamos cuidar mais do meio ambiente. Essa deve ser uma meta a ser atingida por todos nós! E, desde utilizar menos recursos naturais até reduzir o descarte na natureza, há diversas formas de trazer a sustentabilidade para nossas vidas.

Por isso, no post de hoje, trazemos 4 dicas de ideias sustentáveis para casas. Com elas, você vai aprender como pequenas mudanças podem fazer toda a diferença não só para o ambiente como também para o seu bolso. Confira!

1. Aproveitar a energia fotovoltaica

Já imaginou poder aproveitar a luz solar para gerar energia? Pois é exatamente disso que estamos falando. Energia fotovoltaica nada mais é do que aquela produzida pela luz do sol. Essa é uma tecnologia tão inovadora que a eletricidade é gerada até mesmo em dias nublados ou chuvosos.

Painéis ou módulos com células fotovoltaicas são instalados no telhado da residência. Com a incidência da luz, os elétrons existentes no material — que, em geral, é feito de silício — são estimulados a se movimentarem, gerando, assim, eletricidade.

Quando você utiliza energia gerada em sua própria casa, as perdas comuns em sistemas de transmissão e distribuição são evitadas. Além disso, o que não for utilizado pode ser injetado na rede distribuidora e aproveitado por outras pessoas.

Assim, você contribui para a redução do impacto ambiental e ainda economiza na conta de luz pois, além de consumir menos energia externa, as sobras enviadas para a distribuidora se transformam em descontos na sua fatura.

2. Investir na ventilação cruzada

Adotar um sistema de ventilação cruzada é a melhor maneira de aproveitar a circulação natural do ar. A princípio, ele deve ser pensado durante o projeto arquitetônico da casa, mas é possível trabalhar essa ideia em imóveis já construídos.

O conceito principal é que o ar siga o seu curso natural, sem ser interrompido por móveis ou mesmo paredes e janelas. Assim, as correntes conseguem entrar, circular pelos ambientes e sair por uma janela oposta.

Para melhorar a ventilação cruzada, avalie a direção das correntes de ar e invista em janelas largas, principalmente nos pontos por onde ele entra e sai. Dessa forma, você vai manter o conforto térmico da casa e ainda evitar o consumo de energia com ventiladores e aparelhos de ar-condicionado.

3. Controlar a qualidade do ar

A poluição dos grandes centros urbanos pode trazer sérios problemas respiratórios. Por isso, investir na melhoria do ar na sua residência faz com que a qualidade de vida da sua família e até de seus vizinhos dê um salto!

Para isso, existem ao menos duas coisas que você pode fazer. Primeiro, invista no verde. Trazer a natureza para o seu lar faz com que o ar fique mais puro. Essa mudança é tão importante que até a NASA já listou as plantas que mais contribuem para a qualidade do ar em uma casa. Entre elas estão:

  • Espada de São Jorge

  • Ficus

  • Gérbera

  • Jiboia

  • Samambaia

Outra forma de ter uma atmosfera mais pura em casa é evitar produtos químicos que possuam compostos voláteis orgânicos (VOC’s) — que são altamente danosos à saúde quando entram no organismo pela respiração. Eles são encontrados em alguns produtos de limpeza, aerossóis e na fumaça de cigarro, porém já existem itens no mercado que são livres dessa substância.

4. Utilizar iluminação natural

Privilegiar a luz natural é um caminho ótimo para ter uma casa mais sustentável. Se você já está pensando em melhorar a ventilação cruzada com janelas maiores, saiba que isso ainda vai contribuir para a iluminação da casa.

Você também pode aproveitar a claridade do sol utilizando espelhos grandes que, além de comporem uma decoração sofisticada, refletem a luz para todo o cômodo. Para conseguir esse efeito, coloque-os de frente para a janela.

Uma opção mais moderna é o uso do sistema SOLATUBE, capaz de captar, conduzir e difundir a luz do sol por todos os cômodos da casa de forma homogênea, garantindo boa luminosidade mesmo que as janelas não estejam voltadas para o sol.

E aí, gostou dessas ideias sustentáveis para casas? De quais você mais gostou e quais você vai adotar na sua casa? Conte para a gente nos comentários!

 

Leave A Comment