Conheça 4 lugares para tomar cerveja artesanal em Florianópolis

Se você é fã de cervejas de qualidade, provavelmente, gosta de conhecer e experimentar diversos tipos de cerveja, porque se trata da da bebida alcoólica mais querida e consumida no Brasil. Mas onde tomar uma cerveja artesanal em Florianópolis?

A quantidade de bares, pubs e cervejarias especializadas vem crescendo cada vez mais na capital, que é sede até de associações e clubes fundados por apreciadores de todos os tipos, gostos e cores da bebida! Sem falar que o clima descontraído e praiano de Floripa, certamente, pede uma boa cerveja, não é mesmo? 

Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 lugares imperdíveis para se tomar cerveja artesanal em Florianópolis! Ficou curioso? Acompanhe! 

1. Black Swan — Lagoa 

Se você quer experimentar rótulos artesanais de qualidade e, de quebra, se sentir em um verdadeiro pub britânico, o Black Swan é o lugar ideal. Localizado na Lagoa da Conceição, a decoração do ambiente é totalmente inspirada nos famosos e aconchegantes bares ingleses. 

Nas quintas, nas sextas e nos sábados, a casa conta com música ao vivo. Além disso, os fãs de esportes podem acompanhar a transmissão dos principais campeonatos de futebol, tênis e rugby — quer mais britânico do que este último? 

Lá, além das cervejas mais populares do Reino Unido, é interessante degustar rótulos artesanais, como:

  • Rufus Amber Ale, Pilsen, Guela Larga, Branquela Weiss e Estauta — da Cervejaria da Lagoa; 
  • Sicília Wit e Lola Lupulina — da Cervejaria Sambaqui;
  • Carvoeira, Irish Red Ale e Pilsen — da Cervejaria Lohn; 
  • Weiss e Pale Ale — da Klaus Bier;
  • Bruxa Belgian Blond — da Cervejaria Unika.

Todas essas produções são catarinenses! Experimente harmonizá-las com as famosas comidas de pub: fish & chips, pork ribs e chicken curry!

Endereço: Rua Manoel Severino de Oliveira, 592, Lagoa da Conceição.

Horário de funcionamento: de segunda a quarta, a casa abre entre 12h e 0h. Nas quintas, nas sextas e nos sábados, das 12h às 2h e, aos domingos, das 12h às 20h. 

2. Cervejaria Catarina — Canto da Lagoa 

Também conhecida como Brew House Catarina, a cervejaria afirma ter como propósito divulgar aos frequentadores um pouco da cultura, da história, dos produtos e dos sabores do estado, além, é claro, de oferecer uma variedade de cervejas artesanais de qualidade — inclusive catarinenses e gaúchas, como a Elementum.

Localizada em um antigo engenho, a Cervejaria Catarina tem ares de um estabelecimento tradicional. Mas o lugar não deixa de lado a modernidade, percebida em sua arquitetura açoriana e nos murais pintados por artistas locais. 

Se você passar por lá, não pode deixar de experimentar a Lay Back Beer, da família do skatista Pedro Barros.

Experimente também a Rendeira Witbier da Kairós, cervejaria artesanal de Floripa que vem representando muito bem a Ilha de Santa Catarina. Produzida com maltes de trigo e cevada, a bebida, além de refrescante, é cítrica e possui um toque interessante de coentro. Vale a pena degustar! 

Endereço: Rua Laurindo Januário da Silveira, 1233, Canto da Lagoa da Conceição (anexo ao Hotel Saint Germain).

Horário de funcionamento: a casa abre das 16h às 2h nas segundas, quartas, quintas, sextas e nos sábados. Às terças e aos domingos, entre 16h e 0h.

3. O Pátio Biergarten — Campeche 

Localizado no sul da Ilha de Florianópolis, o Pátio Biergarten tem a arquitetura inspirada nos “jardins da cerveja” tradicionais da Alemanha. Ele se assimila também ao estilo democrático e descontraído dos espaços de rua do país.

O principal objetivo do local é levar para a região de Floripa, por meio de uma experiência diferenciada, a cultura cervejeira. Isso faz com que o cliente se lembre sempre do estabelecimento, devido à sua estrutura semelhante a de um pátio e, claro, à variedade de bebidas artesanais. 

Deguste rótulos como: Bierbaum, Bodebrown, Schornstein, Bruxa e Unika — de Rancho Queimado — e Coruja e Tupiniquim, servidos diretamente da torneira (o que torna a experiência ainda mais especial). Instaladas nas paredes do estabelecimento, elas mantêm a temperatura das bebidas em níveis ideais, por meio de uma câmara fria. 

Por fim, além da estrutura aconchegante, o local também é conhecido por seu menu gastronômico. O cardápio baseia-se no diálogo entre a culinária alemã e os ingredientes e costumes brasileiros, sobretudo da região sul.

Como prato principal, que tal harmonizar uma boa cerveja com o Garten Wurst — uma cesta de massa folhada, recheada com salsichões grelhados, queijo artesanal e cebolas roxas caramelizadas? 

Endereço: Rua Vento Sul, Loja 4, Campeche (atrás da Panvel da Avenida Pequeno Príncipe).

Horário de funcionamento: a casa abre de terça a sexta, entre 17h e 0h. Aos sábados, de 19h a 0h e, aos domingos, das 15h às 22h. 

4. Cervejaria Sambaqui — Sambaqui 

Fundada em Floripa, a cervejaria Sambaqui possui duas unidades e produz suas bebidas de forma artesanal. O estabelecimento preza sempre pela inovação no preparo das receitas e pela qualidade das matérias-primas, sem deixar de lado o toque especial das tradições.

Ao passar por lá, confira as cervejas da casa: Brigitte Blondô, Lolla Lupulina, Sicília Wit e Maria da Lenha. Vale lembrar que a unidade Santo Antônio de Lisboa, em especial, além de possuir uma vista para um pôr do sol de tirar o fôlego, foi indicada como bar revelação pela revista Veja. 

O local ainda é palco de eventos interessantes para qualquer apreciador da bebida. Divididos em módulos, os cursos de cerveja artesanal oferecidos pela Sambaqui são ótimas oportunidades para aqueles que, além de fãs, têm o objetivo de produzi-la em casa. Interessante, não?

Endereço: Unidade Santo Antônio de Lisboa — Rua Quinze de Novembro, 181. Unidade Santa Mônica — Avenida Madre Benvenuta, anexo ao posto BR. 

Horário de funcionamento: Santo Antônio de Lisboa — terça a domingo, de 12h a 0h. Santa Mônica — segunda a sexta, entre 18h e 0h.

Agora que você já sabe quais são os melhores lugares para se tomar cerveja artesanal em Florianópolis, que tal convidar a família e os amigos para conhecer cada um deles? Assim, além de degustar alguns dos principais rótulos locais, você, certamente, terá uma experiência mais que incrível!

Gostou do conteúdo de hoje? Não deixe de compartilhar este post nas redes sociais e convidar os amigos para irem com você!

Leave A Comment