Conheça os esportes ideais para praticar na praia do Campeche!

Localizada ao sul da ilha de Florianópolis, a praia do Campeche é um dos mais belos locais da região. Com incontáveis opções de lazer, a família toda se diverte e ainda encontra variadas formas de descontração.

Seja no Novo Campeche, seja no Riozinho, é possível praticar esportes e ainda apreciar a beleza paradisíaca e incomparável da natureza local. Nesse sentido, a travessia anual de natação para a Ilha do Campeche, que foi tombada como patrimônio nacional em 2000, consolidou-se como uma das maratonas aquáticas mais tradicionais do país e, em 2017, chegou à sua 25ª edição.

Se você, assim como os nadadores da travessia, também se sente mais estimulado a fazer atividades físicas em lugares como esse, ele é o destino perfeito para conhecer. Quer saber mais sobre os esportes ideias para praticar por lá? Então, continue lendo o post!

Kitesurf

Você sabia que, para praticar kitesurf em Florianópolis, a praia do Campeche é um dos picos mais recomendados? Não é por acaso que lá é realizado o Festival de Windsurf e Kitesurf. O município todo, aliás, é reconhecido como uma das localidades do Brasil em que mais se praticam os dois.

É importante ressaltar que o vento é uma das condições básicas para se praticar o esporte. De acordo com o portal Kitesurf Mania, ventos com uma velocidade de aproximadamente 15 nós, que equivalem a mais ou menos 28 km/h, já permitem a realização de alguns saltos ou manobras.

É por isso que o Campeche é perfeito! Lá a ventania é forte em grande parte do ano, facilitando a vida de quem é mais experiente no esporte e curte aventurar-se um pouquinho mais. Se você ainda é iniciante, não tem problema, pois as condições também são ótimas para quem está começando.

Lá também é bastante praticada uma modalidade denominada kitewave. Nela, você pode surfar normalmente sobre uma prancha enquanto é puxado pelo kite, que é uma espécie de pipa ou asa presa na prancha. Tal fator justifica o porquê das rajadas de ar serem tão importantes, pois são elas que impulsionam seus movimentos.

Surf

A praia do Campeche também é procurada pelos “primos próximos” dos kitesurfistas: os adeptos do bom e velho surf! Fato é que surfar em Florianópolis, por si só, já é uma tradição. O contato pleno com o mar, os benefícios para a respiração, o aumento de velocidade e potência dos músculos, enfim, são muitas as vantagens oferecidas pela prática do esporte.

Se você já surfou na vida, mas busca por mais emoção, as tradicionais ondas “direitas” certamente te surpreenderão. Afinal, elas podem atingir até 2,5 metros de altura, o que permite fazer os famosos tubos, além de executar manobras radicais.

Fora que não é raro encontrar gente que veio do exterior apenas para conhecer a potência das águas do Campeche. Ou seja, a fama internacional impulsiona ainda mais o reconhecimento da praia como um excelente lugar para o surf.

Beach Tennis

Embora seja confundido com frescobol, que é tipicamente brasileiro, o beach tennis (ou tênis de praia) surgiu na Itália. Trata-se de uma modalidade que vem ganhando muitos fãs, principalmente no Novo Campeche.

As raquetes utilizadas geralmente são compostas de kevlar, carbono ou grafite. As bolinhas são praticamente as mesmas do tênis tradicional. Contudo, elas passam por um processo de despressurização e ficam mais leves.

Caso você goste de esportes similares, é bem provável que desenvolva um grande apreço pelo beach tennis. Os saques podem ser feitos de qualquer distância e a contagem de pontos segue o padrão do tênis: 15/ 30/ 40.

Ele é fácil de aprender e é acessível para todas as idades e pessoas, até mesmo porque a velocidade do jogo depende exclusivamente dos praticantes, permitindo adequar a intensidade do jogo aos poucos e adaptá-la, se necessário.

Vôlei

Somadas todas as categorias possíveis — masculino e feminino, quadra e areia — o vôlei do Brasil tem nada menos do que 8 medalhas olímpicas de ouro. Não é pouca coisa! Isso demonstra o carinho do povo brasileiro pelo esporte, jogado de norte a sul do país.

Na região do Riozinho, uma das localidades mais queridas da praia do Campeche, o voleibol de areia é frequentemente praticado. Ele promove uma interação social mais do que benéfica, além, é claro, de:

  • melhorar a coordenação motora;

  • diminuir o estresse;

  • aumentar a resistência de todo o corpo;

  • desenvolver a flexibilidade;

  • ajudar no emagrecimento.

Futevôlei

Embora tenha sido originado nas praias cariocas, o futevôlei superou os limites geográficos e atualmente é jogado até em outros continentes, como Europa e Ásia. Até os norte-americanos aderiram ao jogo, que é o queridinho de antigas estrelas do futebol de campo, como Romário e Renato Gaúcho.

Atualmente, a mistura de futebol com vôlei de areia também tem muitos adeptos no Riozinho da praia do Campeche. Ele permite acrobacias variadas com o corpo e tem um aspecto bastante lúdico, o que proporciona muitas risadas aos jogadores. Pode ser disputado entre duplas, trios e até mesmo quartetos.

O sistema de pontos, assim como a quadra, se assemelha ao voleibol, já que é contabilizado em sets. Cada jogador pode dar apenas um toque na bola, ao passo que o time pode dar três por vez, no máximo.

Corrida

Correr é um dos esportes mais queridos em todo o mundo. É fácil de fazer e não requer muito preparo, pois é acessível para a grande maioria das pessoas. Bastar sair por aí e começar!

Fazê-lo na praia do Campeche, contudo, torna a prática muito mais agradável. A vista incrível e a areia fina e branca formando algumas dunas fazem com que a corrida seja melhor aproveitada.

Nas grandes cidades, em meio às multidões e ao tráfego intenso, também é possível manter uma rotina de treinamentos. Porém, com o tempo, a falta de bons estímulos visuais e a má qualidade do ar podem desestimular. Esse, certamente, não é um problema no caso em questão.

Para aproveitar melhor todos esses esportes na praia do Campeche, é indicado consultar um médico antes de praticá-los para saber se está tudo bem com você. Quando eles são associados a uma boa alimentação e a um sono bem regulado, a tendência é que a sua qualidade de vida melhore consideravelmente!

Ficou com alguma dúvida ou tem outras dicas para passar? Deixe seu comentário no post!

Leave A Comment