Como construir uma casa do zero

Como construir uma casa do zero: tudo o que você precisa saber!

A ideia de construir uma casa do zero soa maravilhosa. E com certeza é um momento especial para muitas pessoas. Você escolhe se deseja o jardim dos sonhos, um quintal com churrasqueira para receber família e amigos, quartos amplos para poder dançar se tiver vontade e corredores largos para correr atrás dos filhos sem quebrar nada.

Mas como a realização de um sonho requer trabalho, é preciso colocar os dois pés no chão para saber por onde começar e fazer um planejamento para não exceder o cronograma ou orçamento.

Foi pensando nisso que fizemos o passo a passo que vai te ajudar a desenhar o projeto perfeito para construir uma casa do zero. Veja só:

O que você precisa saber antes

Antes que você comece a preparar o terreno, têm algumas informações que é preciso saber de antemão:

  • Defina um prazo: chega de obras que atrasam dias, semanas e meses. Faça um planejamento para que ela tenha início, meio e fim. Claro que ideias podem surgir no meio do caminho, mas não deixe que elas impeçam a continuidade ou paralise as obras.
  • Participe de todo processo: esteja presente na obra, acompanhe tudo de perto e participe do processo também, além de dar aquele ânimo ao botar a mão na massa você pode eliminar alguns custos extras.
  • Espere a obra acabar para mudar: morar em uma casa inacabada estende o prazo da obra e pode dar dor de cabeça. Deixe tudo finalizado para aí sim fazer a mudança.
  • Olhe para o futuro: é solteiro e pretende casar? É casado e quer ter (muitos) filhos? Pretende passar seus melhores anos nesta casa? Então pense numa estrutura que possa atender seus desejos a longo prazo!
  • Pense na iluminação e ventilação: um ambiente bem iluminado com luz natural e ventilação cruzada deixam o ambiente muito mais confortável. Sem contar que uma boa luz favorece a decoração.
  • Tenha uma reserva de garantia: gastos de última hora são imprevisíveis, por isso sempre inclua uma sobra no seu orçamento.

Agora que você já sabe tudo o que precisa pensar antes de construir uma casa do zero, vamos para o passo a passo.

Passos para construir uma casa do zero

1. Terreno

Se você sabe que este é momento de construir uma casa do zero, a escolha do local é essencial. Uma forma de facilitar essa busca é comprar um lote em condomínio. Além de contar com segurança e área de lazer já prontas, você pode focar na construção da sua casa e no que é essencial para você. Mas fique atento às regras, existem condomínios que possuem algumas limitações de construção.

2. Orçamento

A definição do orçamento é o que mais impacta na construção. Depois de um bom planejamento, é preciso saber qual será o tamanho construído do terreno, acabamentos e tempo de obra. Isso sem contar do gasto com profissionais, taxas, materiais, acessórios, enfim, tudo o que for necessário para construir sua casa do zero. Clique aqui para fazer um cálculo aproximado.

3. Profissionais

Depois do orçamento essa é a segunda parte mais importante para construir sua casa do zero: contrate mão de obra qualificada. Escolha arquitetos experientes, com boas recomendações, não abra mão de um serviço de qualidade. A máxima de que o barato pode sair caro é real. Além disso, utilizar materiais de qualidade é essencial, equilibre qualidade com valor acessível.

4. Projeto

Com terreno, orçamento e bons profissionais definidos, chegou o momento de elaborar o projeto. Busque referências, mostre suas inspirações e defina o que o arquiteto deve priorizar na construção das áreas internas e externas. Considere as condições climáticas do local, se prefere um jardim amplo, pátio ou um espaço interno maior. Aqui é o momento de construir sua casa dos sonhos.

5. Decoração

E por último, mas não menos importante, faça a decoração. Assim como no projeto, pesquise referências e inspirações de objetos que tenham sinergia com sua personalidade e rotina. Não é prático encher o ambiente de móveis se você preza pela praticidade.

Bem, agora que você já sabe como construir uma casa do zero, que tal escolher o melhor lugar para fazer isso?

Em breve, conheça o próximo lançamento da Banga, o Condomínio Reserva da Pedra, na Cidade Pedra Branca, em Palhoça/SC.

Leave A Comment