Guarda do Embaú

Guarda do Embaú: o que fazer, quando ir, fotos e mais

Guarda do Embaú é um destino obrigatório para quem mora ou visita Santa Catarina. Considerada uma das mais belas praias do país, a praia está localizada na cidade de Palhoça e fica a apenas 1h de carro da capital catarinense.

Com um estilo alternativo preservado, a Guarda do Embaú passou a ser explorada a partir dos anos 70 por surfistas que buscavam boas ondas. Com o tempo o local acabou se tornando um dos melhores points de ondas de todo o Brasil e a 9ª reserva de surfe do mundo.

Guardado pelo Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, o local possui uma natureza exuberante e surpreende os turistas desde a chegada. Para chegar à praia é preciso atravessar o rio da Madre. Trajeto que pode ser feito a nado (caso seja essa sua vibe) ou de barquinho.

O que fazer na Guarda do Embaú

Contornada e preenchida por cenários paradisíacos, Guarda do Embaú abriga praias, cachoeiras, rios, trilhas e muitas opções de lazer. Lá, você pode:

1. Curtir as praias

Encontro do rio com o mar, pequenas dunas de areia e mata nativa ao redor são alguns dos prazeres visuais que a natureza oferece na praia da Guarda do Embaú. Com uma extensa faixa de areia é a mais cheia em alta temporada e, como disse antes, só é possível chegar a praia de barco ou a nado.

Guarda do Embaú - 2
Praia da Guarda do Embaú

Além da praia da Guarda, é possível curtir outras praias próximas como a Prainha. Pequena, deserta e com boas ondas, é acessível por uma trilha curta partindo do canto Norte da praia da Guarda. Há também a praia da Pinheira, ideal para a família, com um mar calmo e melhor infraestrutura da região.

Guarda do Embaú - Prainha
Praia da Prainha

2. Subir a Pedra do Urubu

Uma caminhada de 30 minutos te leva até o mirante da Pedra do Urubu. Com acesso pelo canto esquerdo da praia da Guarda, você poderá vislumbrar a Praia da Guarda do Embaú, Praia da Pinheira, Ilha dos Corais, Praia da Gamboa, Siriú, Garopaba, Rio da Madre e Paulo Lopes.

Guarda do Embaú - Pedra do Urubu
Pedra do Urubu (Reprodução / Trilhando Montanhas)

3. Tomar banho de cachoeira

Além das belas praias, na região também possui a Cachoeira da Zanela. Seus oito metros de queda formam uma piscina natural de águas transparentes. Você pode acessá-la por uma trilha de 40 minutos em meio à mata.

Guarda do Embaú - Cachoeira da Zanela
Cachoeira da Zanela (Reprodução / Mulheres de Salto)

4. Conhecer o Parque Estadual Da Serra Do Tabuleiro

Aberta somente na alta temporada, de dezembro a março, a reserva ecológica possui 88 mil hectares e é cheia de encantos. Sua trilha principal tem 1 km de distância e passa por restingas, rios e dá para avistar muito animais silvestres, como antas, patos e jacarés.

5. Sair à noite

Diferente de suas praias badaladas, a noite é tranquila na Guarda do Embaú. Mas nem por isso deixa de ter opções noturnas. Como o Larica’s Bar, em frente ao rio, e o Porto Tabuleiro, um espaço que reúne restaurantes mexicano e de frutos do mar na beira da praia.

Quando ir para a Guarda

Guarda do Embaú - Vila
Vila da Guarda do Embaú (Reprodução / Rota 1976)

Para aproveitar o que a região tem de melhor, planeje sua ida entre os meses de dezembro a abril, quando o clima está mais agradável para curtir as praias, as ondas e os passeios. Se você é da turma do surf, fique atento ao período da pesca da tainha, que acontece entre os meses de abril a junho e a prática de esportes aquáticos é proibida.

Quer mais motivos para se apaixonar pela Guarda e incluir este destino no seu próximo roteiro? Então veja o vídeo abaixo:

Linda né? Não é à toa que foi considerada uma das 10 mais belas praias do Brasil!

Agora imagine morar a apenas 40 minutos de carro deste local paradisíaco em um bairro sustentável como a Cidade Pedra Branca? Fique atento ao próximo lançamento da Banga!

Leave A Comment