lançamento de imóveis

Lançamento de imóveis: tudo o que você precisa saber sobre imóvel na planta

Quer começar 2019 investindo em um imóvel? Veja como funciona o lançamento de imóveis e tudo sobre imóvel na planta!

Quem não gosta de um cheirinho de novo? Desfrutar de algo pela primeira vez é, muitas vezes, uma experiência singular. Ainda mais se for a realização de algo tão significativo como a compra de um imóvel. E comprar um empreendimento ainda em fase de projeto ou em construção traz uma série de benefícios como preços atraentes, chances de valorização e financiamento facilitado.

Mas para que esse sonho de consumo não vire um pesadelo, é preciso entender bem se o investimento em lançamento de imóveis é um bom negócio. Vamos lá?

O que é lançamento de imóveis

A fase de lançamento é quando o imóvel possui toda a documentação necessária para sua comercialização, mas ainda não está disponível para morar. Os compradores podem ter uma ideia geral de como ele será com base no material de divulgação, ilustrações e maquetes.

Como pontuamos neste texto aqui, o cenário econômico é favorável para o investimento em imóveis. Mas antes de bater o martelo, é preciso saber quais são os benefícios de investir nesta modalidade.

Vantagens do imóvel na planta

lançamento de imóveis - 2

Comprar um imóvel na planta tem diversos benefícios, entre os principais estão:

1. Planejamento

Ao optar pela compra de um imóvel é muito provável que você já se imagine morando nele. Você mentaliza como será sua rotina, o tempo gasto no trajeto para o trabalho, eventos sociais com família e amigos, etc. E a vantagem de comprar um lançamento é o tempo que você terá para planejar toda essa fase de adaptação.

O período de mudança, a localização, pesquisar preços para compra de mobília e decoração, além de poder aproveitar o período para investir em customizações.

2. Customização

Quando as obras estão em andamento, muitas construtoras permitem negociar algumas mudanças na planta do apartamento. Assim você evita o transtorno de passar por uma nova reforma depois que as chaves forem entregues. Só é preciso ficar atento ao orçamento, afinal de contas, certas mudanças podem impactar no valor do imóvel.

3. Preço de compra

O valor de um lançamento imobiliário pode ser até 20% menor do que um imóvel pronto, isso porque a construtora quer atrair investimentos e gerar o máximo de negócios possíveis. Os valores praticados neste momento são chamados de tabela zero, ou seja, é o menor preço estabelecido pela construtora.

4. Condições de pagamento

Durante a fase de lançamento você pode possui mais facilidade no pagamento uma vez que ainda tem um tempo considerável até o imóvel ficar pronto. Em muitos casos é possível parcelar o valor da entrada com a construtora e financiar o restante na entrega das chaves com o banco. Com a economia aquecida o crédito também tende a aumentar.

5. Valorização

Talvez este seja um dos grandes benefícios do lançamento de imóveis: seu potencial de valorização. Ao comprar um imóvel na planta você assume os riscos de atrasos e possíveis problemas, por isso, depois de pronto, muito provavelmente ele já está valendo mais do que você pagou.

Aqui também é possível considerar o crescimento e desenvolvimento do bairro. Quanto mais investimentos em infraestrutura, mais valorizado ele fica.

6. Facilidade na documentação

Ser o primeiro dono de um imóvel tende a ser menos burocrático. Isso porque não tem uma terceira parte envolvida, apenas o contrato de compra e venda realizado diretamente com a construtora.

7. Opção para investimento

Para quem quer expandir seu patrimônio, o lançamento de imóveis é uma boa opção. A procura por imóveis na planta é bem alta, por isso, quem investe, pode vender o empreendimento rapidamente. Neste texto comentamos melhor como funciona a dinâmica de investimento em um pré-lançamento e lançamento.

Mas como nem tudo são flores….

lançamento de imóveis - 3

A aquisição de um imóvel na planta também podem ter algumas desvantagens, como por exemplo:

1. Prazos e entrega das chaves

Como o imóvel ainda não está construído, pode ser que aconteçam atrasos no prazo de conclusão, prejudicando seus planos de mudança ou até mesmo de venda. Por isso, sempre analise a construtora e visite empreendimentos entregues por ela.

2. Custos extras

O montante destinado para o acabamento final do imóvel podem variar entre 15% e 30% do seu valor. Ou seja, você ainda terá gastos extras para instalar pisos, armários, instalações elétricas, etc. Portanto, é muito importante já se preparar para arcar com esses gastos depois da entrega das chaves.

Alguns cuidados especiais que você deve tomar:

Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens de adquirir um lançamento imobiliário, conheça alguns cuidados que você deve tomar antes de fechar negócio.

  • Pesquise o histórico da construtora: visite empreendimentos entregues, converse com clientes que já compraram seus produtos, pesquise sobre sua reputação online.
  • Solicite a documentação do empreendimento;
  • Guarde toda a documentação referente à compra;
  • Conheça a área que o empreendimento será construído: confira as condições do local e andamento da obra;
  • Analise prazos de entrega e verifique se o contrato possui cláusulas de garantia;
  • Faça um planejamento financeiro para evitar surpresas.

Siga essas dicas com atenção e bons negócios! Se tiver dúvidas sobre lançamento de imóveis deixe abaixo na caixa de comentários.

Quer saber quais serão os próximos lançamentos da Banga? Clique aqui!

Leave A Comment