loteamento

Loteamento: vale a pena investir? Saiba mais aqui

Quem compra terra não erra! Será mesmo? Descubra aqui se investir em loteamento e construir sua casa do zero é a melhor opção.

Quem procura um imóvel, seja para morar ou para investir, deve considerar todas as opções disponíveis no mercado como casas, apartamentos, condomínios, terrenos e lotes. Cada um com suas peculiaridades.

Para quem quer fazer um investimento seguro com possibilidade de valorização a longo prazo, o loteamento pode ser a melhor opção. Mas antes vamos entender o que é um loteamento e suas principais características.

O que é loteamento?

Loteamento é a parte menor de um terreno de grande proporção. Ao fazer a divisão do terreno, essas pequenas partes são chamadas de lotes. Neles podem ser realizadas construções de diversos tipos, sejam estabelecimentos comerciais ou casas.

Por ser um conjunto de terras divididas, é comum que entre os lotes sejam criadas ruas e estradas de acesso. Quando o loteamento é aprovado essas vias passam a ser públicas, e por isso se tornam de uso comum. Em alguns casos é possível ter controle de entrada e saída.

Por ter uma regulamentação específica, é importante que a pessoa que possui interesse em vender ou investir em loteamentos, esteja familiarizada com ela.

Loteamento ou condomínio?

É muito comum que esses conceitos sejam confundidos, mas eles possuem algumas diferenças. No loteamento, a pessoa compra apenas a área definida como lote, sendo o arredor uma área de uso comum.

Já no condomínio, a pessoa também adquire as áreas de lazer como piscina, salões de festa, jardins, etc. Sendo responsável em pagar com a manutenção do local, mesmo que não utilize.

Vale frisar também que o condomínio possui uma regulamentação interna. Já os loteamentos podem ser são supervisionados por alguma associação de moradores, criada pelos próprios proprietários e até mesmo pela prefeitura da cidade.

Vantagens do loteamento

loteamento-arquitetura

1. Custo

Investir em lotes é mais econômico por que os impostos e as taxas de manutenção e IPTU são menores do que os de construções prontas. Sem contar que é possível poupar mais na construção, já que o proprietário terá mais tempo para pesquisar valores de materiais e até parcelar os custos da obra.

2. Valorização

Assim como um imóvel pronto, a localização do lote faz toda a diferença na valorização da propriedade. Ainda mais se o local possui boas perspectivas de crescimento, melhorias na infraestrutura e urbanização. Por isso, quanto melhor a localização, mais valorizado o lote fica.

3. Personalização

Imagine ter um projeto customizado com base nas suas necessidades? No loteamento você define qual será a área construída para avaliar se quer um jardim amplo e quintal com churrasqueira ou quartos maiores e uma sala onde caiba a família toda.

Sim, loteamento tem boas vantagens, mas antes que você saia orçando projetos de arquitetura por aí, é preciso ficar atento a alguns pontos.

Dicas importante sobre loteamento

Verifique a valorização do lote: conheça a localização, o comércio local, converse com vizinhos, pergunte se existe uma previsão para construção de outros empreendimentos, faculdades e shoppings nas proximidades. Isso mostrará de existe um potencial de valorização do local.

Confira a documentação: veja se espaço está regulamentado de acordo com as normas da prefeitura. Pesquise a reputação da construtora responsável pela comercialização dos lotes para ver se ela segue as normas aplicadas a loteamentos.

Fique atento a regras pré-estabelecidas: veja se não há nenhuma restrição ao tipo de construção que você deseja fazer. Alguns locais possuem limite de altura e quantidade de andares que um imóvel pode ter.

Como você pode ver, comprar um loteamento possui diversas vantagens. Por isso, caso você tenha o desejo de construir sua casa dos sonhos numa ótima localização, não deixe de pesquisar todas as opções disponíveis.

Em breve, a Banga terá um lançamento imperdível em Pedra Branca, na cidade de Palhoça/SC. A apenas 15 quilômetros de Florianópolis.

Leave A Comment