Metodologia do Simon Sinek: como usar o círculo do ouro em imóveis?

Por que você faz o que faz? O sucesso das decisões que tomamos na vida depende exclusivamente da motivação que você tem para tanto. A ação movida pela inspiração é a pedra fundamental da metodologia do Simon Sinek, conhecida como “círculo do ouro”.

Neste texto, você vai conhecer os detalhes desse método, que há alguns anos serve de guia para o êxito de empresas e líderes consagrados de todo o mundo.

Aqui vamos entender o processo de comunicação defendido por Sinek, que afirma que para uma mensagem chamar a atenção de outra pessoa ela deve ser desenvolvida de dentro para fora, como em um círculo dividido em três camadas.

O que você faz? Como você faz? Nada disso importa se você não sabe o porquê, o motivo de fazer algo. Está pensando em comprar um imóvel? Dá uma olhada como o círculo do ouro pode ajudar você a tomar a melhor decisão. Boa leitura!

Quem é Simon Sinek?

O escritor britânico Simon Sinek é conhecido mundialmente como um otimista inabalável. Ele ficou famoso após o lançamento do livro “Por quê? Como grandes líderes inspiram ação”, obra em que analisa como as empresas e as pessoas se comunicam, principalmente no mundo dos negócios.

Sua palestra no TED já foi vista mais de 34 milhões de vezes, o que coloca Sinek como o terceiro mais assistido da história da plataforma de vídeos, que desde 1984 tem como missão espalhar boas idéias por meio de conversas rápidas, de até 18 minutos de duração, porém, poderosas ferramentas de inspiração.

Como é a metodologia do Simon Sinek?

Para Sinek, as pessoas ou empresas de sucesso agem da mesma maneira: elas são movidas pela paixão ao que fazem, não pelo dinheiro ou pela fama que isso pode proporcionar.

A inspiração delas vem do porquê. Qual é a razão para você acreditar no que faz? Por que você confia que a sua ação, seja ela qual for, na vida pessoal ou na profissional, é a melhor escolha? Qual é o propósito de dedicar grande parte do meu esforço e do meu tempo, da minha vida e dos meus recursos, em algo em que eu não tenho fé?

As pessoas que acreditam na sua motivação, fazem as coisas com paixão, com esforço, com suor e lágrimas. Elas moldam o seu caminho na busca incansável de realizar os seus sonhos, suas visões de um mundo e de uma vida melhores.

Sinek diz que muitas companhias e indivíduos se comunicam de maneira errada com os seus interlocutores. Tentam vender soluções apostando em um padrão que leva a informação de modo invertido para as pessoas.

Por exemplo: você é chamado para uma entrevista de emprego. O contratante já leu o seu currículo e sabe quais são as suas qualificações. Durante a entrevista, você deve convencer a empresa de que é o melhor profissional para aquela posição.

O que você vai falar? Toda a informação que o recrutador já sabe? Não! O recrutador espera ouvir que você acredita no projeto da organização, que vai “vestir a camisa” e se dedicar de corpo e alma pelos interesses da empresa. Porque você foi feito para aquela vaga, você tem paixão pelo seu trabalho. Bem convincente, não é mesmo?

Quem usa o círculo do ouro?

Um caso de sucesso no uso do círculo do ouro é a Apple, uma das companhias de maior sucesso do planeta no ramo de tecnologia. Muitas corporações fazem dispositivos como os da empresa fundada por Steve Jobs, no entanto, nenhuma atingiu o nível de conexão que a Apple tem com seus consumidores.

Os clientes da Apple dormem nas filas em frente às lojas para serem as primeiras a comprar um lançamento, como o iPhone. Elas acreditam no que a Apple acredita: que aquele produto inovador desafia ideias estabelecidas, tornando realidade o sonho de que a tecnologia pode ser uma extensão do ser humano.

Acreditam que isso é a evolução da humanidade. As pessoas não compram o que você faz, elas compram a ideia do motivo pelo qual você faz aquilo.

Em uma recente campanha publicitária, a Apple usa com maestria a metodologia do Simon Sinek. A intenção do vídeo é mostrar para os consumidores como é boa a câmera do modelo iPhone 7 Plus.

Em vez de bombardear os clientes com informações técnicas de resolução, quantos pixels por polegada o aparelho tem ou quais lentes usa, a peça, que se passa em uma barbearia, mostra como você vai ficar bonito nas fotos tiradas com o smartphone.

Pronto, todo mundo quer ficar bem na selfie, então, o novo iPhone já tem um público cativo à espera de novidades. O resultado é o sucesso de vendas.

Como usar a metodologia na compra de imóveis?

Quando vamos escolher onde morar, em geral, sempre nos fazemos algumas perguntas, como por exemplo:

  • Quanto custa o imóvel?

  • Quantos quartos ele tem?

  • Quantas vagas na garagem?

  • Tem academia?

  • Tem piscina?

  • Existe uma área de lazer?

  • Terei que fazer o acabamento?

  • O encanamento é de qualidade?

  • O condomínio tem portaria?

Todas essas informações, e muitas outras, são importantes na hora de fazer um investimento desse tipo, porém, nenhuma delas vai responder a pergunta fundamental: por que eu quero comprar este imóvel e morar aqui?

É aí que você pode aplicar o círculo do ouro na compra de imóveis. Digamos que o seu sonho é ter uma vida mais tranquila, onde você possa aproveitar melhor o tempo, fazendo aquilo que ama junto à sua família. Então, você planeja mudar de cidade. O que você deve procurar? Detalhes que satisfaçam os seus sonhos, que façam você se apaixonar pelo imóvel.

Você deve pensar a partir de dentro do círculo, como explica Simon Sinek, que é o local do cérebro onde é definido o seu comportamento, que diz por que você está tomando a decisão de comprar exatamente aquele empreendimento. Esse é o lugar de onde saem as melhores decisões que alguém pode tomar, já que são baseadas no que você acredita.

Um bom raciocínio dentro desta metodologia seria o seguinte:

“Vou comprar este apartamento porque amo a ideia de abrir as janelas todas as manhãs e ver este lindo mar de Florianópolis. Me apaixonei pela a localização do imóvel, no bairro Novo Campeche, que além de pertinho da praia, fica a cerca de 20 minutos tanto do aeroporto internacional como do centro da cidade. Morando aqui, terei mais tempo para praticar exercícios à beira-mar e ter mais qualidade de vida. Meus filhos terão diversas opções de escolas e faculdades, além de uma infinidade de áreas de lazer”.

Viu como a metodologia do Simon Sinek ajuda a mudar a maneira de como você toma decisões? Tudo o que é feito com paixão tem grande possibilidades de se tornar um exemplo de sucesso e felicidade em sua vida.

Está procurando o imóvel dos seus sonhos? Entre em contato com a gente, nosso time de especialistas em empreendimentos imobiliários está à disposição para ajudar você a encontrar o melhor negócio da sua vida.

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