Pedra Branca

Pedra Branca: conheça a cidade sustentável de Palhoça/SC

Uma cidade dentro de outra cidade, essa é a impressão que temos ao conhecer Pedra Branca, localizada em Palhoça, Santa Catarina. Um bairro que prioriza a modernidade urbana e a qualidade de vida em harmonia com o meio ambiente.

Localizada a apenas 15 km de Florianópolis, seu planejamento começou no final do anos 90, quando transformaram uma fazenda familiar em um bairro diferenciado. Em 2005, seus idealizadores deram início aos projetos arquitetônicos visando a sustentabilidade.

Iniciativa que gerou reconhecimento, seu projeto foi escolhido pela Fundação Clinton, ONG liderada por Bill Clinton, como uma das 18 referências em sustentabilidade no planeta.

Pedra Branca: uma nova forma de viver a cidade

Um lugar para morar, trabalhar, estudar, passear, sem demorar muito para se deslocar de um ponto ao outro. Esses são os preceitos básicos da tão desejada qualidade de vida. E morar em um lugar que facilita esse acesso, faz toda diferença.

Este novo jeito de viver a cidade foi inspirado no Novo Urbanismo. Um movimento que consiste em explorar as possibilidades do desenvolvimento de uma cidade, afinal de contas, elas são feitas para as pessoas (ou pelo menos deveriam ser).

Na prática é possível ver grandes centros comerciais conectados a prédios residenciais, calçadas largas que propiciam o ir e vir com tranquilidade, prédios sustentáveis, espaços públicos atraentes e seguros, e uma atmosfera que propicia um senso de comunidade e harmonia.

Pedra Branca parece ser muito boa pra ser verdade, e é!

O que fazer em Pedra Branca

Lago Pedra Branca
Lago Pedra Branca

O bairro também conta com diversas atrações e passeios, que podem ser feitos por ali e nos arredores. Como por exemplo:

1. Lago Pedra Branca

Um lugar lindo, ótimo para passear com a família e as crianças. É possível ver marrecos e peixes, como a Tilápia e Carpas. Em frente ao lago tem um imenso gramado, ideal para piqueniques e momentos de descanso. Para quem gosta de caminhadas, ao redor tem um trajeto pavimentado.

2. Morro da Pedra Branca

Com 500 metros de altura, o Morro da Pedra Branca é o maior da região. Para quem gosta de uma atividade física mais rigorosa e uma bela vista, é uma ótima opção de passeio. São 10 km de caminhada para chegar ao topo do Morro, a pé ou de bicicleta.

3. Passeio Pedra Branca

Lugar mais movimentado do bairro, o Passeio Pedra Branca é um shopping a céu aberto. Construído pensando nos pedestres, suas calçadas são bem largas, ideais para uma boa caminhada. Ao redor, muitas lojas de roupas, restaurantes, salão de beleza, entre outros serviços.

4. Pólo gastronômico

Para quem gosta de boa comida e momentos de descontração, o pólo gastronômico conta com restaurantes, bares, cafés e lanchonetes. É o maior espaço de gastronomia da cidade.

5. Feira de artesanato

E para quem gosta de arte, na Praça da Pedra Branca acontecem diversas feiras de artesanato, onde artesãos expõem diversos trabalhos manuais de qualidade como crochê, patchwork, bijuterias, entre outros.

Praias próximas

Guarda do Embaú/SC
Guarda do Embaú

Para quem não abre mão de areia e beira do mar, a cidade de Palhoça possui diversas praias, como por exemplo: 

1. Praia da Pinheira

Localizada dentro do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a Praia da Pinheira é uma das poucas praias de Santa Catarina que ainda possui uma natureza exuberante e intocada, com mar calmo e sem ondas, ideal para a família.

2. Praia do Sonho

Ideal para quem quer fugir da badalação das praias de Florianópolis, a Praia do Sonho possui águas transparentes e é ótima para banho e prática de esportes náuticos como windsurf e jet ski. Possui vista para o farol de Naufragados.

3. Guarda do Embaú

Considerada uma das 10 mais belas praias do Brasil, a Guarda do Embaú é uma longa praia de areias claras e finas. Local tranquilo e simples e conta com um pequeno vilarejo que possui pousadas e restaurantes.

Vale lembrar que Pedra Branca está a apenas 15 km da ilha de Florianópolis, que também possui dezenas de praias paradisíacas.

Pedra Branca continua em crescimento, sem perder a essência de uma cidade moderna rodeada por uma natureza exuberante. Possui planejamento e sustentabilidade, além de fácil acesso as principais rodovias, e cidades como Florianópolis e São José. Com certeza um lugar bom para morar.

Em breve, a Banga terá um super lançamento em Pedra Branca. Clique aqui para saber mais!

Leave A Comment