Qual a relação do aeroporto com a economia da cidade?

Para a maioria dos passageiros de um aeroporto, aquele espaço é apenas um meio de deslocamento ágil. Porém, para os municípios em que ficam localizados esses empreendimentos, é muito mais do que isso, pois impactam diretamente na economia da cidade.

Mas quais os impactos do aeroporto na economia? Quais seriam os melhores exemplos para nos espelharmos? Existe algum case brasileiro? Confira as respostas abaixo!

Qual é o impacto do aeroporto na economia da cidade?

Um aeroporto tem a possibilidade de impulsionar a economia do município em que está sediado. Veja alguns benefícios a seguir:

Turismo

A cidade passa a receber diariamente milhares de pessoas, em sua grande maioria de outras cidades, estados e países. Essa é uma ótima oportunidade para destacar a cultura local, como pontos turísticos, comidas típicas, festividades etc.

Valorização da cidade

O aeroporto exige grande infraestrutura, logo a cidade se beneficia com muitas obras em seu entorno para garantir a mobilidade, qualidade das estradas, sinalização e conservação, o que gera uma valorização considerável na região.

Geração de empregos

Milhares de empregos diretos e indiretos são gerados tanto no turismo quanto em áreas como logística, transporte de passageiros, comércio e serviços.

Melhora a arrecadação

Com a geração de mais empregos, maior circulação de pessoas e renda e a inserção de novas empresas, a cidade aumenta a sua arrecadação, possibilitando maiores investimentos para a população.

Em quais cases de sucesso é possível se espelhar?

A cidade de Confins possui pouco mais de 6 mil habitantes, o aeroporto, por sua vez, tem capacidade de atender 29 mil passageiros por dia, quase cinco vezes mais que a sua população.

Esse empreendimento é tão importante que cerca de 70% do PIB da cidade vem de atividades envolvendo o aeroporto, principalmente com impostos como ICMS e ISS. Além disso, o caminho ao espaço aéreo foi todo reformado, melhorando a mobilidade, o paisagismo e gerando empregos para a população local.

Com números expressivos para uma pequena cidade, o aeroporto alavancou o PIB per capita da cidade, que é de R$ 240 mil por habitante, o maior de Minas Gerais e o 4º maior do Brasil.

Quais os melhores aeroportos do mundo?

Agora que você já sabe os benefícios que um aeroporto pode trazer para a economia da cidade, conheça os três melhores do mundo, de acordo com a avaliação dos viajantes feita pela revista Sleeping in Airports:

1. Aeroporto de Changi (Singapura)

Este é considerado o melhor aeroporto do mundo. Com regalias que vão desde Wi-Fi até zona de descansos e relaxamentos, o local recebeu nota máxima (5 estrelas) da maioria dos entrevistados.

2. Aeroporto Internacional de Incheon (Coreia do Sul)

O título de segundo melhor ficou com o aeroporto da Coreia do Sul. Este, além de internet gratuita, também oferece banhos quentes a custo zero aos visitantes. Além disso, os restaurantes do local ficam abertos 24 horas por dia.

3. Aeroporto Internacional de Tóquio Haneda (Japão)

Fechando o top 3, o Japão oferece um dos aeroportos mais modernos de todos. Com um transporte rápido e tecnológico, a ida e vinda para o espaço de viagem flui de forma excelente, além da internet gratuita e restaurantes típicos.

Não resta dúvidas de que a instalação de um aeroporto consegue acelerar a economia da cidade em que se encontra desde maior movimentação de pessoas, agitando hotéis, casas de shows e pontos turísticos ao aumento da arrecadação de impostos e geração de empregos. Se você pensa em investir, seja comprando imóveis ou outro tipo de empreendimento, estar próximo ao aeroporto é uma ótima alternativa!

Quer ficar atualizado com as nossas postagens? Siga-nos no Facebook, Twitter e LinkedIn!

 

Leave A Comment