Referral Marketing: o poder da indicação nas vendas

referral marketing

Você já percebeu que tudo o que é indicado tem mais valor? Descubra o poder do Referral Marketing!

Nenhuma técnica, prática ou ferramenta de venda se provou tão eficaz para os negócios quanto o famoso boca a boca. As pessoas têm o hábito de indicar tudo o que gera uma boa experiência, seja um produto ou serviço.

E as chances de uma pessoa consumir algo que foi indicado por alguém do seu círculo de convivência são altas. Segunda pesquisa da Nielsen, 92% dos consumidores confiam em indicações de pessoas que conhecem.

A verdade é que ninguém vende tão bem um negócio quanto o cliente. Eles são os melhores vendedores que uma marca pode ter. E ao invés de depender da boa vontade de seu público, as empresas resolveram incentivar e recompensar as pessoas por essa ação.

Isso tem nome, e se chama referral marketing.

O que é Referral Marketing

referral marketing - pessoas

Também conhecido como marketing de referência ou de indicação, o referral marketing é uma estratégia que visa promover produtos ou serviços através de referências feitas por outras pessoas.

Imagine a seguinte situação: você quer comprar o novo smartphone XYZPlus do mercado, mas você nunca adquiriu um produto desta marca. Então você busca reviews, avaliações e opiniões de pessoas que já adquiriram esse aparelho. Caso a experiência seja positiva, as chances de você também comprar o produto são altas.

Mas aí é que está o ponto chave de uma boa estratégia de referral marketing. Para as pessoas indicarem algo, elas precisam estar satisfeitas. Caso contrário, a indicação terá um efeito contrário e ninguém quer uma referência negativa.

Referral Marketing - Cartoon

Referral Marketing na prática

Muitos modelos de negócios que utilizaram o referral marketing como principal estratégia, se tornaram grandes cases de sucesso, como o Airbnb.

Mesmo que você nunca tenha alugado o quarto ou a casa de alguém pra se hospedar na plataforma, com certeza já ouviu falar sobre a empresa.

A dinâmica do seu programa é bem simples. Você indica o site para um amigo fazer o cadastro já enviando créditos para ele usufruir. Quando ele utiliza esses créditos você também ganha créditos. Caso ele escolha hospedar, você ganha mais créditos.

Além de estimular o crescimento de sua base de cadastro com seu programa de indicações, o Airbnb oferece recompensas diferentes de acordo com o perfil dos seus usuários. Interessante né?

A empresa de hospedagem compartilhada não é a única que obteve sucesso com um programa de referral marketing bem implementado. Também podemos citar Uber, Dropbox, Nubank, Yellow, Trello e muitas outras empresas de segmentos diferentes.

Claro que não podíamos deixar de falar da Banga, que implementou essa estratégia no mercado imobiliário com o IndiQ. Um programa de indicações de imóveis na planta que bonifica quem indica e quem compra.

O poder do referral marketing

referral marketing - conexoes

O referral marketing tem muito potencial, principalmente se os clientes compreendem o valor do produto/serviço em questão e estão felizes com ele. Essas pessoas serão a mola propulsora de qualquer programa de indicação.

Um dos maiores nomes de referral marketing no país, Rodrigo Noll afirma que:

“Um Programa de Indicações bem-feito tem um potencial gigantesco e pode mudar a história do negócio, seja ele B2C, B2B, de qualquer setor e produto ou serviço trazendo resultados consistentes por vários anos a fio.”

Mas para que um programa de indicação tenha sucesso é preciso ter atenção em alguns pontos, como por exemplo:

  1. Qualidade do produto ou serviço: bons produtos e serviços já são indicados sem esforço, então para que o programa de indicação seja eficaz, é preciso garantir a contínua entrega de valor para o cliente.
  2. Mecânica fácil: quando a piada precisa de explicação perde a graça não é mesmo? O mesmo acontece com o programa de indicação, se ele não é de fácil entendimento, as chances de ser utilizado são mínimas.
  3. Melhorias contínuas: tudo pode ser melhorado com o tempo, por isso, um bom programa de indicação precisa ser revisado de tempos em tempos. Mensurar resultados é fundamental, principalmente se ele tem gerado o retorno esperado.

E aí, o que achou do referral marketing? Deixe sua opinião nos comentários! Quer saber mais como o Banga revolucionou o mercado imobiliário com seu programa de indicações? Clique aqui e conheça o IndiQ!

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