Surf em Florianópolis: conheça 5 praias para praticar

O surf é uma terapia e praticá-lo em Florianópolis é um privilégio. Afinal, trata-se de um lugar muito bom para esse esporte em todas as suas regiões. A busca pelas melhores ondas — que podem chegar até 10 pés e que agradam tanto experts quanto iniciantes  — com certeza, inclui essa bela cidade.

São ótimos locais com picos de surf e com outra vantagem: ideais para a prática desse esporte o ano inteiro. Nas praias de Floripa, também é possível praticar outras modalidades, como o windsurf, kite, esportes em geral e até o sandboard nas dunas da Joaquina.

Ficou interessado? Confira, neste post, 5 praias para você curtir o surf em Florianópolis. Vamos lá?

1. Praia Brava

Essa praia possui um dos picos de surf mais procurados de Floripa, pois suas ondas são conhecidas por serem bem fortes — podem chegar até 2,5 metros, quebrando tanto para a direita quanto para a esquerda. Outro fator importante para que ela tenha um excelente pico são os fortes ventos, como o terral do oeste.

Por ser voltada para o oceano, atrai surfistas amadores e profissionais de todo lugar, tornando-se um dos pontos mais badalados da Ilha. Protegida por morros, também possui um mirante que oferece uma visão panorâmica e paradisíaca da praia, além de condomínios luxuosos e uma infraestrutura de alto nível, com ótimas hospedagens, restaurantes e bares. 

2. Praia dos Ingleses

Apresenta um formato semelhante ao de uma baía, deixando o pico um pouco abaixo da Praia Brava. Ainda assim, é um dos picos de surf mais procurados em Florianópolis.

A Praia dos Ingleses é indicada para todos os tipos de surfistas, com ou sem experiência. Além disso, possui ventos terrais opostos sul, oeste e sudoeste e ondas de até 2 metros — potentes e rápidas, que quebram para ambos os lados — e fundo de areia.  

Ela oferece diversas opções de restaurantes e de hospedagem. No verão, traz grande concentração de estrangeiros. Já no inverno, o atrativo está nas festas religiosas e folclóricas da cultura local.

3. Praia Mole

A Praia Mole tem um dos melhores picos, com ondas tubulares abrindo da direita para esquerda, vento do norte, fundo de areia e ondas até 3 metros nas maiores ressacas.

Essa praia é procurada por muitos esportistas que praticam futevôlei, além daqueles que praticam frescobol na areia. Também é possível ver os saltadores de parapente nos arredores. Ou seja: é um local com estrutura para todas as modalidades e bem frequentada por turistas. 

Por apresentar uma areia solta e macia, é considerada uma das praias mais lindas da região, com diversos bares juntos à orla que funcionam o ano inteiro.

4. Praia da Joaquina

O pico de surf mais famoso de Florianópolis encontra-se na Praia da Joaquina, sendo até sede de campeonatos importantes, como os campeonatos mundiais WCT e WQS. A natureza forma uma paisagem alucinante, com dunas enormes, permitindo praticar, além do surf, o sandboard.

Possui ondas de até 3 metros que vêm da pedra para o meio da praia, fundo de areia que favorece as esquerdas, vento terral de noroeste e ondas tubulares muito fortes.

Tem uma ótima infraestrutura para os turistas, com serviços de estacionamento, salva-vidas, lojas, restaurantes, banheiros e iluminação noturna.

5. Praia do Campeche

Nessa praia, o vento é o terral de noroeste. Os picos não funcionam com frequência, contando com ondas de até 2,5 metros de altura. Isso permite boas manobras e ótimos tubos.

A areia na praia do Campeche é branca e fina, às vezes formando dunas. O mar tem água fria e salinidade elevada, com ondas fortes e as direitas com ondulação sul. Possui, em sua orla, mais especificamente no final da avenida pequeno príncipe, bares e restaurantes.

Com certeza, você vai pegar ótimas ondas quando for praticar surf em Florianópolis. Também curte outras modalidades? Então, aproveite para conferir ótimos lugares para a prática de Kitesurf em Floripa!

Leave A Comment