eco-friendly

Você sabe o que significa eco-friendly?

A tradução ao pé da letra para eco-friendly é amigo do meio ambiente. Mas o que realmente significa ser eco-friendly? Esse termo se refere a empresas e pessoas que têm hábitos conscientes (ou criam alternativas sustentáveis) a fim de causar o menor impacto possível na natureza.

Por exemplo: quando uma marca faz produtos que não agridem o meio ambiente (tanto na sua produção, composição e até mesmo distribuição), ela está sendo eco-friendly.

O mundo está passando por um momento de vários acontecimentos, como catástrofes naturais, crises políticas e financeiras. Diante de tais problemas, esse termo foi criado a partir de comportamentos e atitudes de pessoas e grupos de ativistas em defesa do meio ambiente. Continue a leitura e aprenda mais sobre essa alternativa!

Onde o conceito é aplicado?

O básico do comportamento sustentável é reciclar e consumir de forma consciente. Atualmente, essas atitudes básicas já são mais comuns no dia a dia das pessoas. Entretanto, ser eco-friendly é muito mais que isso.

A ideologia está presente desde na forma de consumir qualquer tipo de mercadoria até na maneira como são descartados os itens. A sociedade, mesmo que inconscientemente, já adota algumas dessas medidas sustentáveis em pequenos e grandes atos, principalmente devido à adoção dessa cultura por parte de algumas empresas influentes.

Nem na hora de viajar você vai conseguir escapar dessa ideologia. Muitos hotéis utilizam o status de serem eco-friendly para atrairem a clientela. Esses hotéis são construídos com materiais sustentáveis, geralmente são movidos a energia limpa e muitos até possuem uma horta orgânica para abastecer a cozinha.

Você também já deve ter percebido que muitos supermercados, em vez de usarem sacolas plásticas, oferecem caixas de papelão para empacotar as mercadorias.

Também é fácil encontrar em lojas, por exemplo, o termo jeans sustentável ou uma peça que possua o selo de consumo consciente. Isso significa que a confeccção teve todo um cuidado com a natureza, abrangendo a escolha da matéria-prima e seus fornecedores e até mesmo os pigmentos utilizados.

Esses foram apenas alguns exemplos. Como deu para perceber, essa ideologia está presente em praticamente todos os lugares.

Quais as vantagens de ser eco-friendly?

eco-friendly_2

São incontáveis vantagens, cada uma delas depende de qual atitude está tomando. Se você é do tipo que aposta em alimentos orgânicos, então tenha certeza que a sua saúde vai melhorar muito! As vantagens de não consumir comida cheia de agrotóxicos e pesticidas vêm ao longo do tempo.

Já aqueles que apostam na economia de energia e água, sentirão a diferença no bolso. Para quem mora em um país quente como o Brasil, colocar painéis solares em casa são uma medida inteligente. Atitudes simples, como fechar a torneira ao escovar os dentes e manter o menor número de luzes acesas dentro de casa, realmente ajudam a poupar dinheiro.

Também tem quem goste de economizar e ajudar o meio ambiente andando de bicicleta ou a pé. Atitudes assim também fazem muito bem para o corpo. Mas para quem não tem essa disposição toda, utilizar o transporte público ou fazer um rodízio de carro com os amigos também é eco-friendly.

Ser eco-friendly só traz benefícios à vida. Quanto mais você adota medidas sustentáveis no seu dia a dia, mais vantagens você encontra.

Como eu me torno eco-friendly?

1. Não use tantos descartáveis

Copos e talheres de plástico, canudos, bandejas de isopor e vários outros itens descartáveis não são tão necessários assim. Quanto menos você usa esses tipos de produtos, menos lixo você produz.

2. Dê preferência às marcas eco-friendly

Mesmo optando pelo orgânico, somos praticamente obrigados a consumir alimentos industrializados. Bom, já que é assim, então por que não dar apoio às marcas que se preocupam com o meio ambiente? 

3. Pare de comprar à toa

O consumo desenfreado é um grande vilão do eco-friendly. Em vez de comprar alguma coisa nova, leve o seu produto velho para consertar ou compre um produto usado. Também é preciso parar de comprar tanto, muitas vezes compramos coisas que nem precisamos.

Achou a iniciativa interessante? Então que tal compartilhar esse post nas redes sociais? Assim mais pessoas ficarão sabendo sobre a ideologia eco-friendly e poderão adotá-la!

Leave A Comment